Folias é uma marca que busca disseminar e reforçar a percepção de que o trabalho artesanal pode ser cuidadoso, original e moderno.

Alguns elementos que caracterizam nossas peças são o uso das cores, as técnicas tradicionais como crochê e bordado, a eleição da fibra natural como matéria-prima para a maior parte dos produtos – utilizamos prioritariamente fios e tecidos 100% algodão, predominando sarja e tricoline - e as referências às manifestações culturais populares.

Produzimos peças de decoração e de uso pessoal. No momento toda a criação é feita por mim, Cléu Sampaio, assim como a execução – exceto as peças de/com crochê, tecidas por uma artesã parceira de acordo com nossas orientações. Envolver mulheres que estão fora do mercado formal de trabalho no nosso processo produtivo é um cuidado e uma meta.  

Em transformação, surgiu como Folias de Donzela, quando bolsas e acessórios para cabelo eram o foco, com público essencialmente de mulheres. Com o tempo passamos a confeccionar também acessórios de decoração e utilitários – almofadas, jogos americanos, aventais. Elas começaram a dar de presente para eles, que aos poucos começaram a se interessar também pelo trabalho. Concomitantemente, cresceu nosso interesse pelo desenvolvimento da superfície têxtil, de forma que design de superfície se tornou um campo de estudo. Por isso a mudança para Folias, nome curto é simples, marca e produção construída de maneira mais colaborativa, mais criativa e abrangente. Para mais gente.